terça-feira, novembro 27, 2007

Encontro de Jornalistas bate recorde de inscritos

Da Coordenadoria Especial de Comunicação de Quissamã

É grande a expectativa pela realização do 2° Encontro Regional de Jornalistas das regiões Norte, Noroeste e Lagos Fluminense, que acontece no próximo sábado em Quissamã. O número de inscritos já superou a marca do ano passado e a edição deste ano deve reunir mais de 200 profissionais e estudantes de comunicação de todo estado.

“Estamos muito felizes em ver o interesse dos colegas de vários municípios do estado e até do Espírito Santo. Vamos repetir o sucesso da edição passada e a cada instante ampliamos o número de entidades que apóiam a iniciativa do comitê de jornalistas”, disse o coordenador Especial de Comunicação Social de Quissamã, Rodrigo Florencio, informando que a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) também vai mandar um representante para o encontro de Quissamã.

O prefeito Armando Carneiro, que estava previsto para fazer a abertura do encontro, não poderá estar presente porque vai viajar para a Austrália, onde conhecerá a tecnologia de by pass, a mesma que será utilizada no complexo logístico de Barra do Furado. Mesmo assim, o prefeito fez questão de saudar a iniciativa. “Para nós é uma satisfação realizar um evento como este. Gostaria muito de estar com os profissionais da imprensa num encontro tão significativo, mas de qualquer forma desejo sucesso e que todos se sintam em casa no nosso município”, comentou Armando.

Quem ainda não fez a inscrição deve correr porque algumas vagas já foram preenchidas, como a oficina de produção de documentários. O encontro é uma excelente oportunidade para troca de experiências e aperfeiçoamento profissional, além de um momento de lazer e confraternização entre os jornalistas.

O encontro tem o apoio da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Associação de Imprensa Campista, Petrobras, Atracom, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Sindipetro-NF, Casa da Fotografia, Cursos de Comunicação Social do Uniflu-Fafic (Campos), Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Macaé) e Faculdade Pe. Humberto (Itaperuna).

[Inscrições aqui]

quarta-feira, novembro 14, 2007

Inscrições abertas



Estão abertas as inscrições para o II Encontro Regional de Jornalistas do Norte, Noroeste e Lagos Fluminense. O evento é gratuito e dirigido a jornalistas e estudantes de comunicação da região. As inscrições são feitas pelo e-mail comunicacao@quissama.rj.gov.br.

Leia, abaixo, mais informações sobre o evento no release da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Quissamã, realizadora do Encontro.

Quissamã prepara II Encontro Regional de Jornalistas

Depois do sucesso de 2006, onde cerca de 160 jornalistas e estudantes se reuniram em Quissamã, acontece no próximo dia 1° de dezembro o II Encontro Regional de Jornalistas das regiões Norte, Noroeste e Lagos Fluminense. Serão discutidos assuntos de interesse da categoria, além de temas específicos sobre o mercado de trabalho e novas tecnologias, como a TV Digital.

Além de toda a estrutura oferecida pela Prefeitura de Quissamã e seus parceiros, incluindo transporte partindo de Macaé e Campos, café da manhã e almoço para os participantes, a novidade este ano é que as oficinas acontecerão no Centro Cultural Sobradinho, prédio no Centro da cidade recentemente restaurado pelo governo municipal. No fim da festa haverá também um coquetel e DJ.

Os interessados já podem enviar e-mail para a Coordenadoria Especial de Comunicação Social para confirmarem suas inscrições no endereço: comunicacao@quissama.rj.gov.br. Na mensagem o participante deve informar obrigatoriamente o nome, telefone (fixo e celular), e-mail de contato, veículo ou instituição em que trabalha ou estuda. Os interessados devem informar ainda, em ordem de prioridade, qual das oficinas lhe interessa. Este ano as oficinas serão de Fotografia, Produção de Documentários e Jornalismo Literário.

Para o coordenador Especial de Comunicação Social de Quissamã, Rodrigo Florencio, o evento promete repetir o sucesso do ano passado. “Em 2006, reunimos profissionais de 11 cidades diferentes e não há dúvidas de que agora a participação será ainda maior. Grande parte do sucesso se deve ao empenho dos colegas do comitê”, disse Florencio, referindo-se ao Comitê Intermunicipal de Jornalistas do Norte, Noroeste e Lagos Fluminense, criado durante o evento de 2006, oportunidade onde foi lançado o documento conhecido como “Carta de Quissamã”. A íntegra do documento pode ser vista no blog: http://jornalistasnflagos.blogspot.com/.

O II Encontro Regional de Jornalistas tem o apoio da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Associação de Imprensa Campista (AIC), Petrobras, Atracom, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Sindipetro-NF, Casa da Fotografia, Cursos de Comunicação Social do Uniflu-Fafic (Campos), Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Macaé) e Faculdade Pe. Humberto (Itaperuna).

A programação completa pode ser vista no portal: http://www.quissama.rj.gov.br/

Confira a Programação do II Encontro Regional de Jornalistas

PROGRAMAÇÃO

6h30 – Saída do ônibus de Campos (Praça São Salvador)
6h30 – Saída do ônibus do UNIFLU-FAFIC (Fafic)
6h45 - Saída do ônibus de Macaé (Praça Veríssimo de Melo)

7h45 – Recepção com Café da Manhã e Credenciamento (Sede da Prefeitura de Quissamã)

8h30 – Abertura com as boas vindas do prefeito Armando Carneiro e do Coordenador Especial deComunicação da PMQ, Rodrigo Florencio, representante da comissão organizadora.

9h – Apresentação Institucional
Quissamã: um destino turístico no caminho da sustentabilidadeDalila Melo – Chefe do Departamento de Turismo da Prefeitura de Quissamã.

9h30 – Mesa 1 (Auditório da Prefeitura)
O Novo Código de Ética dos Jornalistas
Palestrante: Carmen Pereira – Presidente da Comissão Nacional de Ética da FenajModerador: Orávio de Campos Soares (Presidente da AIC)

10h30 – Mesa 2 (Auditório da Prefeitura)
Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial
Palestrante: Boanerges Lopes (UFJF)
Moderador: Vitor Menezes (AIC / UNIFLU-FAFIC)

12h – Almoço

14h – Oficinas simultâneas (Centro Cultural Sobradinho)
Oficina 1 – Fotografia – Wellington Cordeiro (UNIFLU-FAFIC)
Oficina 2 – Produção de Documentários – Alexandro Florentino (CEFET-Campos)
Oficina 3 – Jornalismo Literário – Gerson Dudus (FEMASS)

16h30 – Mesa 3 (Auditório da Prefeitura)
Possibilidades da TV e do Rádio na Era da TV Digital
Palestrante: Gustavo Gindre (Coordenador do Indecs-RJ)
Moderadora: Jacqueline Deolindo (Fac. Pe. Humberto / UNIFLU-FAFIC)

17h30 – Plenária final (Auditório da Prefeitura)
Organização dos Jornalistas na Região
Moderadores: Adelfran Lacerda (AIC), Ernesto Viana (Sind. Est. Jornalistas), Suzana Blass(Sind. Jornalistas Município do Rio), Orávio de Campos Soares (AIC) e Vitor Menezes (AIC /UNIFLU-FAFIC)

19h – Coquetel de encerramento com DJ

22h – Retorno dos ônibus.

ATIVIDADES PARALELAS
Banca com livros de jornalistas da região.
Mostra de Fotografias de profissionais da região.

REALIZAÇÃO
Prefeitura de Quissamã - Coordenadoria Especial de Comunicação Social

PROMOÇÃO
Comitê Intermunicipal de Jornalistas do Norte, Noroeste e Lagos Fluminense

APOIO
FENAJ
Associação de Imprensa Campista
Atracom
Casa da Fotografia
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro
Sindicato dos Jornalistas do Estado do Espírito Santo
Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF)
Curso de Comunicação Social - UNIFLU-FAFIC
Curso de Comunicação Social - FSMA
Curso de Comunicação Social - FACULDADE Pe. HUMBERTO
Petrobras

quinta-feira, novembro 08, 2007

Encontro remarcado para 1º de Dezembro

Caros colegas:

Algumas informações sobre o II Encontro de Jornalistas do Norte, Noroeste e Lagos Fluminense:

1 – O Evento foi remarcado. Será no dia 1º de Dezembro. Temos então mais uma semana para trabalharmos na organização, divulgação e inscrições. Muito brevemente as inscrições e a programação completa estarão disponíveis no site www.quissama.rj.gov.br. Fiquem atentos, as vagas são limitadas.

2 – Os ônibus estão confirmados para Campos (praça São Salvador) e Macaé (praça Veríssimo de Melo. Sairão às 6h30. Os estudantes da Fafic terão um ônibus só para eles, saindo da Faculdade. Alunos de Itaperuna também estão se organizando para virem juntos.

3 – Estamos organizando uma pequena banquinha de livros de jornalistas da região. Colaborem com a organização informando a todos os autores que vocês conheçam, pedindo para que enviem até o dia 25/11 e-mail com o nome do livro, autor, assunto, preço, editora, ano da edição e uma imagem da capa para vime@terra.com.br, caso queiram colocá-los à venda na banca dos livros da região (desde que seus autores sejam jornalistas ou profissionais de comunicação).

Ajude a divulgar o II Encontro. Vamos fazer um evento ainda mais bacana do que foi aquele da primeira edição.

Vejo vocês em Quissamã!