quinta-feira, agosto 28, 2008

Regulamentação da profissão: Audiências públicas ganham calendário

Do site jornalistas.org - 26 de agosto de 2008

Na primeira reunião do grupo de estudos encarregado pelo Ministério do Trabalho de elaborar relatório propondo mudanças na regulamentação da profissão de jornalista, realizada nesta terça-feira (26), em Brasília, foi fixado um calendário para a realização de seis audiências públicas a fim de que a população possa se manifestar democraticamente sobre o tema.

As audiências públicas serão promovidas sempre às segundas-feiras nos auditórios das superintendências regionais do Ministério do Trabalho. A última está marcada para se realizar no Rio de Janeiro, no dia 13 de outubro. A primeira será em São Paulo, no dia 8 de setembro. Depois será a vez de Recife, no dia 15, Belém, dia 22, Porto Alegre, dia 29, e Brasília, dia 6 de outubro.

Participaram da reunião desta terça-feira os representantes do Ministério do Trabalho, dos jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Suzana Blass, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio, e Pery Cotta, da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), e dos empregadores, Ary Florêncio Cauduro dos Santos, da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert), e Paulo Tonet Camargo, da Associação Nacional do Jornais (ANJ). Luiz Carlos Amorim Robortella, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), não compareceu.

Pelo Ministério participaram da reunião o chefe da assessoria de Comunicação do Ministério, Max Monjardim, o secretário de Relações de Trabalho, Luiz Antonio de Medeiros, e o diretor do Departamento de Emprego e Salário da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, Rodolfo Torelly.O grupo de estudos foi instituído no dia 27 de julho pelo ministro Carlos Lupi, por sugestão da Fenaj e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio, para discutir e elaborar em 90 dias um relatório propondo mudanças na legislação que regulamenta a profissão de jornalista. O grupo é constituído por três representantes do Ministério e três de cada categoria, jornalistas e empregadores.

As seis audiências públicas serão transmitidas ao vivo para a população expressar livremente sua opinião. No portal do Ministério do Trabalho também será criada uma seção para a participação dos interessados no debate.