quarta-feira, dezembro 05, 2007

Deu no site do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio

Jornalistas querem mais fiscalização e organização

4 de dezembro de 2007

Cerca de 300 jornalistas e estudantes de Comunicação Social participaram no sábado, 1º de dezembro, do II Encontro Regional de Jornalistas do Norte, Noroeste e Lagos Fluminense, realizado em Quissamã (RJ). O evento concilia qualificação profissional, lazer, turismo e debates sindicais. Uma plenária aprovou a Carta de Quissamã 2007, que defende a criação de um piso salarial regional, rigor na fiscalização sobre o exercício ilegal da profissão, maior vigilância sobre a exploração de estagiários nas redações, além do estabelecimento de metas para a organização dos jornalistas em 2008 e a fusão dos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Rio com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio.

A presidente da Comissão Nacional de Ética da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e da Comissão de Ética do SJPMRJ, Carmen Pereira, proferiu palestra sobre o novo Código de Ética dos Jornalistas brasileiros. A vice-presidente Sudeste da Federação, Suzana Tatagiba, e a diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), Sonia Regina S. Gomes, integraram a mesa da Plenária de encerramento. A diretora do SJPMRJ, Regina Célia Lopes, também esteve presente ao evento.

O Encontro contou ainda com palestras dos jornalistas Boanerges Lopes, sobre comunicação empresarial, e Gustavo Gindre, sobre rádio e TV digital. Os jornalistas também participaram de oficinas de documentários, fotografia e jornalismo literário.

O evento é promovido por um comitê regional de jornalistas, com representantes de 11 municípios. Formado no ano passado, durante o I Encontro, o comitê tem o papel de promover a organização dos jornalistas na região, contribuindo para fortalecer entidades como a AIC (Associação de Imprensa Campista), a Atracom (Associação dos Trabalhadores em Comunicação de Macaé), a Casa da Fotografia e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Quissamã, realizadora do evento, apresentou painel sobre as potencialidades turísticas do município. Além das entidades da categoria, o II Encontro teve ainda apoio da Petrobras, do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), e dos cursos de Comunicação Social do UNIFLU-FAFIC (Campos), da FSMA (Macaé), e da Faculdade Padre Humberto (Itaperuna).


Do site www.jornalistas.org.br

1 Comments:

At 5:08 PM, Blogger Feliciano Mendes said...

Foi amplamente divulgada pela imprensa a inauguração de uma moderna delegacia em Rio das Ostras.

Este ícone tecnológico e símbolo da modernidade e eficiência é provavelmente uma belíssima iniciativa apenas em teoria. Na prática, temos boas razões para crer que o investimento de nosso impostos não trará melhores serviços nem melhoria na qualidade de vida e segurança da área.

Como exemplo ilustrativo do ceticismo difundido na região, vale a pena mencionar a casa ´Kaldeirão´ que é gerenciada por POLICIAIS e onde se organizam shows e bailes funk.

A infernal poluição sonora, quatro noites por semana até quatro horas da manhã, é um martírio para a população da região que se depara com a omissão de socorro por parte da policia local e o total abandono por parte da prefeitura.

Também é ignorado o ativo consumo de drogas, visivel no estado dos frequentadores jovens e menores de idade do ´Kaldeirão´ que deixam a casa para cometer todo tipo de arruaças, invasões de propriedade e atos de vandalismo nas áreas adjacentes durante as madrugadas.

Os preços dos imóveis cairam 50% devido à bagunça, o barulho, a degradação da região, sem contar os prejuízos por falta de renda e aluguéis. Placas de ´vende-se´ em toda área são a prova do desespero.

Se se recusam a ver o que ocorre aberta e publicamente, não será um upgrade de brilho e informática que protegerá os cidadãos abandonados à sua própria sorte em Rio das Ostras.

Será que os jornalistas cobrirão o contexto da cidadania ameaçada, passado o tam-tam da passagem do governador em exercício?

 

Postar um comentário

<< Home