terça-feira, dezembro 04, 2007

II Encontro Regional de Jornalistas supera expectativa

Da Coordenadoria Especial de Comunicação da Prefeitura de Quissamã

O II Encontro Regional de Jornalistas das regiões norte e noroeste fluminense, realizado neste sábado (01/12), no auditório da Prefeitura de Quissamã, superou as expectativas. De acordo com dados da comissão organizadora do evento, foram cerca de 300 estudantes e jornalistas profissionais oriundos de cerca de 12 municípios das regiões dos Lagos, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste, além de participantes de Minas Gerais e Espírito Santo, que discutiram assuntos de interesse da categoria.

A organização ofereceu, gratuitamente, toda a infra-estrutura para garantir conforto e qualidade aos participantes, desde o transporte, almoço, oficinas, palestras, coquetel e festa de confraternização no Parque de Exposições. Paralelamente à programação oficial, a exposição fotográfica “Palavreiros”, de autoria do fotógrafo da Prefeitura de Campos, César Ferreira, e curadoria do professor Vitor Menezes. No hall do auditório da Prefeitura, a mostra apresentou, o dia-a-dia do jornalismo, cujos personagens foram os próprios profissionais de Macaé e Campos. E no jardim da Prefeitura, foi montada uma banca de livros de autoria de profissionais da região.

A novidade deste ano ficou por conta das oficinas de capacitação, que aconteceram simultaneamente nas salas de leitura e de dança do Centro Cultural Sobradinho (fotografia com Wellington Cordeiro; e jornalismo literário com Geson Dudus) e no auditório da Prefeitura (Produção de Documentários com Alexandre Florentino). Segundo o coordenador de Comunicação Social de Quissamã, Rodrigo Florencio, o encontro foi uma excelente oportunidade para troca de experiências e aperfeiçoamento profissional, além de um momento de lazer e confraternização entre os pariticpantes.

O prefeito Armando Carneiro, que faria a abertura oficial do evento, não pôde estar presente em função de uma viagem para a Austrália, onde integra uma comitiva que está conhecendo a tecnologia by pass, a mesma que será utilizada no Complexo Logístico e Industrial de Barra do Furado, para o transpasse de sedimentos naquela região. A apresentação institucional, por sua vez, ficou por conta da chefe do Departamento de Turismo de Quissamã, Dalila Melo, que promoveu palestra com o tema “Quissamã: um destino turístico no caminho da sustentabilidade”. Na ocasião, Dalila apresentou as principais parcerias e projetos turísticos já implementados e em desenvolvimento no município. Além disso, ela elencou os principais produtos turísticos disponíveis em Quissamã.

Na segunda palestra do dia, a presidente da comissão nacional de Ética e diretora da Fenaj, Carmem Pereira, promoveu uma discussão sobre o novo código de ética dos jornalistas. Em seguida, foi a vez do professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Boanerges Lopes, fazer uma abordagem teórica sobre comunicação empresarial e assessoria de imprensa. Nos interlavos das palestras, sorteios de vários brindes oferecidos pelos organizadores do encontro, como a Prefeitura de Quissamã e a Petrobras.

Após as oficinas, repórteres, editores, repórteres fotográficos, cinegrafistas, professores universitários, estudantes e assessores de imprensa tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre o projeto da Tv Digital brasileira com o diretor do Indecs (Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura), Gustavo Gindre.

Em seguida, representantes da Comissão Intermunicipal de Jornalistas, em plenária, formataram a CARTA DOS JORNALISTAS DO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE E LAGOS, onde ficaram sistematizadas as diretrizes de mobilização permanente dos jornalistas em torno dos assuntos de interesse da categoria no âmbito regional. Como exemplo, a realizacao do Dia de Mobilizacao para Registro Profissional de Jornalista e de filiacao ao Sindicato dos Jornalalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro em Campos, Itaperuna e Macaé, em marco de 2008; a luta pelo cumprimento do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros; a promoção de atividades para melhoria da formação profissional dos jornalistas; a realização do III Encontro Regional de Jornalistas em 2008, dentre outros itens.

Participaram do evento, a coordenadora Especial de Cultura e Lazer de Quissamã, Alexandra Moreira Gomes, a presidente da presidente do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, Suzana Tatagiba; o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, Ernesto Viana; o representante da conselho deliberativo da ABI (Associação Brasileira de Impresa), Mário Augusto Jakobskind; e a representante do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Sonia Regina da Silva Gomes.

O encontro foi uma realização da Prefeitura de Quissamã e teve o apoio da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), AIC (Associação de Imprensa Campista), Petrobras, Atracom (Associação de Trabalhadores em Counicação), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Sindipetro-NF, Casa da Fotografia, Centro Universitário Fluminense (Uniflu-Fafic), Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA - Macaé) e Faculdade Padre Humberto (Itaperuna).