quarta-feira, dezembro 27, 2006

Pelo cumprimento do acordo

Jornalistas da região estão mantendo contato com o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro para cobrar a fiscalização do cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria. O Acordo, que será disponibilizado pelo sindicato em seu site (que está sendo reformulado), representa algum avanço no sentido de estabelecer condições mínimas de sobrevivência nas redações.

Não deixa de ser um passo importante na organização dos jornalistas da região. Mas muito falta a ser feito. Um grupo de jornalistas integrantes da comissão intermunicipal criada durante o Encontro de Quissamã vai se reunir em Fevereiro para discutir formas de mobilização da categoria e o encaminhamento das suas reivindicações.

2 Comments:

At 11:59 AM, Blogger Unknown said...

Tenho muitas reservas ao Acordo, mas cito apenas o que entendo deverei ser preocupacao de todos os colegas.Nada foi discutido, o SJPERJ assinou sem conhecimento da categoria, que em nenhum momento foi convocada para opinar. Se fosse, natualmente teria sugestoes a dar e teriamos uma convencao mais atual.

 
At 12:35 PM, Blogger Unknown said...

Assinou, mas nao fiscaliza sua execucao. O SJPERJ tem se mantido distante, indiferente e isolado.Essa postura, logico, tras transtornos. Inexiste clausula relativa a saude do trabalhador e nao cria regras para a utilizacao de estagiarios.Alem do mais grave, ainda permite uma escala salarial absurda nos dias de hoje que so concorre para dividir ainda mais uma categoria ja tao segmentada.
O jonalismo e uma das profissoes regulamentadas no Brasil que nao possui um organismo, como Conselho ou Ordem, para cuidar exclusivamente da emissao de registro profissional e zelar pelo cumprimento do Codigo de Etica. A origem desta preocupacao esta na necessidade de se estabelecer mecanismos de controle de ingresso no jornalismo e tambem na importancia de se estimular o aperfeicoamento profissional. A exigencia do diploma em jornalismo, a partir de 1969, veio preencher uma lacuna, mas de maneira parcial. Parcial por dois motivos. Primeiro porque a emissao de registros profissionais ate hoje e atribuicao da Delegacia Regional do Trabalho. Segundo, porque certas empresas desrespeitam sistematica e deliberadamente a regulamentacao profssional, sem que sejam punidas eficazmente.Situacao que gerou a oportunidade para empresarios (e empregadores em geral(, ignorarem a necessida do diploma e colocar para trabalhar quem bem entendem, ao arrepio da lei.
Embora esteja em vigor a unicidade sindical, temos no Estado do Rio de Janeiro 5 sindicatos de jornalistas.

 

Postar um comentário

<< Home