quinta-feira, dezembro 13, 2007

Saiu hoje no Monitor



Edital de convocação de assembléia dos jornalistas em Campos, no próximo dia 19, às 19h, na AIC.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Assembléia na AIC dia 19

A Delegacia Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro está convocando os coleguinhas de Campos para assembléia no próximo dia 19, quarta-feira, às 19h, na AIC. Em discussão a Pauta de Reivindicações dos jornalistas, que será apresentada às empresas de comunicação do município. Em breve, assembléias serão convocadas em Macaé e em Itaperuna. Mais informações com o delegado regional, Adelfran Lacerda (adelfranlacerda@hotmail.com).

sábado, dezembro 08, 2007

Confira a Carta de Quissamã 2007

CARTA DE QUISSAMÃ 2007
DOS JORNALISTAS DO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE E LAGOS
Reunidos em sessão plenária durante o Segundo Encontro Regional de Jornalistas do Norte e Noroeste Fluminense, em o1 de dezembro de 2007, no auditório da Prefeitura Municipal de Quissamã, os participantes confirmam a aprovação das seguintes propostas, com acompanhamento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e de representantes dos Sindicatos dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, do Município do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e da Associação Brasileira de Imprensa e da Associação de Imprensa de Campos:

Formação de Comissão Intermunicipal de Jornalistas composta pelos membros do Comitê Organizador do Segundo Encontro Regional de Jornalistas, integrado por Adelfran Lacerda de Matos, Fernanda Viseu, Rodrigo Florencio e Vitor Menezes e os seguintes representantes, por municípios: Cabo Frio - Adriana Pereira, Casimiro de Abreu - Adalberto Diniz; Campos dos Goytacazes - Paulo Tomás, Aloisio Di Donato e Soffia Vecce Lessa; Carapebus - Nilo Muniz; Itaperuna - Jacqueline Deolindo e Camillo de Lellis; Macaé - Sônia Vasconcelos e Gerson Dudus; Quissamã - Andréa Pessanha e Paulo Filgueiras; Rio das Ostras - Regina Vieira dos Santos Resende, São João da Barra-Carla Cardoso e São Pedro da Aldeia - Ricardo Cox, com as seguintes atribuições:

a) Mobilização permanente dos jornalistas da região dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense em torno dos assuntos de interesse da categoria no âmbito regional e valorização salarial e profissional dos jornalistas;

b) Realização do Dia de Mobilização para Registro Profissional de Jornalista e de filiação ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro em Campos, Itaperuna e Macaé em março de 2008;

c) Assegurar a participação efetiva dos jornalistas da região na próxima diretoria executiva e conselho do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e de representante da região junto a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ);

d) Indicação do próximo Delegado Regional Norte Noroeste Fluminense do SIPERJ, incluindo as bases de Macaé e Quissamã nessa Delegacia;

e)Lutar pelo cumprimento do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros;

f)Promover atividades para melhoria da formação profissional dos jornalistas;

g)Elaboração de calendário de atividades culturais, educacionais e profissionais;

h) Organização e realização do Terceiro Encontro Regional de Jornalistas em Quissamã, no próximo ano;

i)Manutenção do diálogo em torno da fusão dos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e do Município do Rio de Janeiro;

j) Intensificação da discussão sobre o trabalho do estagiário e sua regularização;

l) Acionar as entidades sindicais do Estado do Rio de Janeiro para a implementação de atividades que visem os interesses classistas e a proteção e fiscalização dos direitos trabalhistas e conquistas sindicais da categoria profissional.


Quissamã (RJ), 1 de dezembro de 2007

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Deu no site do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio

Jornalistas querem mais fiscalização e organização

4 de dezembro de 2007

Cerca de 300 jornalistas e estudantes de Comunicação Social participaram no sábado, 1º de dezembro, do II Encontro Regional de Jornalistas do Norte, Noroeste e Lagos Fluminense, realizado em Quissamã (RJ). O evento concilia qualificação profissional, lazer, turismo e debates sindicais. Uma plenária aprovou a Carta de Quissamã 2007, que defende a criação de um piso salarial regional, rigor na fiscalização sobre o exercício ilegal da profissão, maior vigilância sobre a exploração de estagiários nas redações, além do estabelecimento de metas para a organização dos jornalistas em 2008 e a fusão dos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Rio com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio.

A presidente da Comissão Nacional de Ética da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e da Comissão de Ética do SJPMRJ, Carmen Pereira, proferiu palestra sobre o novo Código de Ética dos Jornalistas brasileiros. A vice-presidente Sudeste da Federação, Suzana Tatagiba, e a diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), Sonia Regina S. Gomes, integraram a mesa da Plenária de encerramento. A diretora do SJPMRJ, Regina Célia Lopes, também esteve presente ao evento.

O Encontro contou ainda com palestras dos jornalistas Boanerges Lopes, sobre comunicação empresarial, e Gustavo Gindre, sobre rádio e TV digital. Os jornalistas também participaram de oficinas de documentários, fotografia e jornalismo literário.

O evento é promovido por um comitê regional de jornalistas, com representantes de 11 municípios. Formado no ano passado, durante o I Encontro, o comitê tem o papel de promover a organização dos jornalistas na região, contribuindo para fortalecer entidades como a AIC (Associação de Imprensa Campista), a Atracom (Associação dos Trabalhadores em Comunicação de Macaé), a Casa da Fotografia e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Quissamã, realizadora do evento, apresentou painel sobre as potencialidades turísticas do município. Além das entidades da categoria, o II Encontro teve ainda apoio da Petrobras, do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), e dos cursos de Comunicação Social do UNIFLU-FAFIC (Campos), da FSMA (Macaé), e da Faculdade Padre Humberto (Itaperuna).


Do site www.jornalistas.org.br

terça-feira, dezembro 04, 2007

II Encontro Regional de Jornalistas supera expectativa

Da Coordenadoria Especial de Comunicação da Prefeitura de Quissamã

O II Encontro Regional de Jornalistas das regiões norte e noroeste fluminense, realizado neste sábado (01/12), no auditório da Prefeitura de Quissamã, superou as expectativas. De acordo com dados da comissão organizadora do evento, foram cerca de 300 estudantes e jornalistas profissionais oriundos de cerca de 12 municípios das regiões dos Lagos, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste, além de participantes de Minas Gerais e Espírito Santo, que discutiram assuntos de interesse da categoria.

A organização ofereceu, gratuitamente, toda a infra-estrutura para garantir conforto e qualidade aos participantes, desde o transporte, almoço, oficinas, palestras, coquetel e festa de confraternização no Parque de Exposições. Paralelamente à programação oficial, a exposição fotográfica “Palavreiros”, de autoria do fotógrafo da Prefeitura de Campos, César Ferreira, e curadoria do professor Vitor Menezes. No hall do auditório da Prefeitura, a mostra apresentou, o dia-a-dia do jornalismo, cujos personagens foram os próprios profissionais de Macaé e Campos. E no jardim da Prefeitura, foi montada uma banca de livros de autoria de profissionais da região.

A novidade deste ano ficou por conta das oficinas de capacitação, que aconteceram simultaneamente nas salas de leitura e de dança do Centro Cultural Sobradinho (fotografia com Wellington Cordeiro; e jornalismo literário com Geson Dudus) e no auditório da Prefeitura (Produção de Documentários com Alexandre Florentino). Segundo o coordenador de Comunicação Social de Quissamã, Rodrigo Florencio, o encontro foi uma excelente oportunidade para troca de experiências e aperfeiçoamento profissional, além de um momento de lazer e confraternização entre os pariticpantes.

O prefeito Armando Carneiro, que faria a abertura oficial do evento, não pôde estar presente em função de uma viagem para a Austrália, onde integra uma comitiva que está conhecendo a tecnologia by pass, a mesma que será utilizada no Complexo Logístico e Industrial de Barra do Furado, para o transpasse de sedimentos naquela região. A apresentação institucional, por sua vez, ficou por conta da chefe do Departamento de Turismo de Quissamã, Dalila Melo, que promoveu palestra com o tema “Quissamã: um destino turístico no caminho da sustentabilidade”. Na ocasião, Dalila apresentou as principais parcerias e projetos turísticos já implementados e em desenvolvimento no município. Além disso, ela elencou os principais produtos turísticos disponíveis em Quissamã.

Na segunda palestra do dia, a presidente da comissão nacional de Ética e diretora da Fenaj, Carmem Pereira, promoveu uma discussão sobre o novo código de ética dos jornalistas. Em seguida, foi a vez do professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Boanerges Lopes, fazer uma abordagem teórica sobre comunicação empresarial e assessoria de imprensa. Nos interlavos das palestras, sorteios de vários brindes oferecidos pelos organizadores do encontro, como a Prefeitura de Quissamã e a Petrobras.

Após as oficinas, repórteres, editores, repórteres fotográficos, cinegrafistas, professores universitários, estudantes e assessores de imprensa tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre o projeto da Tv Digital brasileira com o diretor do Indecs (Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura), Gustavo Gindre.

Em seguida, representantes da Comissão Intermunicipal de Jornalistas, em plenária, formataram a CARTA DOS JORNALISTAS DO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE E LAGOS, onde ficaram sistematizadas as diretrizes de mobilização permanente dos jornalistas em torno dos assuntos de interesse da categoria no âmbito regional. Como exemplo, a realizacao do Dia de Mobilizacao para Registro Profissional de Jornalista e de filiacao ao Sindicato dos Jornalalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro em Campos, Itaperuna e Macaé, em marco de 2008; a luta pelo cumprimento do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros; a promoção de atividades para melhoria da formação profissional dos jornalistas; a realização do III Encontro Regional de Jornalistas em 2008, dentre outros itens.

Participaram do evento, a coordenadora Especial de Cultura e Lazer de Quissamã, Alexandra Moreira Gomes, a presidente da presidente do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, Suzana Tatagiba; o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, Ernesto Viana; o representante da conselho deliberativo da ABI (Associação Brasileira de Impresa), Mário Augusto Jakobskind; e a representante do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Sonia Regina da Silva Gomes.

O encontro foi uma realização da Prefeitura de Quissamã e teve o apoio da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), AIC (Associação de Imprensa Campista), Petrobras, Atracom (Associação de Trabalhadores em Counicação), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Sindipetro-NF, Casa da Fotografia, Centro Universitário Fluminense (Uniflu-Fafic), Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA - Macaé) e Faculdade Padre Humberto (Itaperuna).

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Encontro foi muito bacana!

O II Encontro foi um grande sucesso. Havia cerca de 300 coleguinhas jornalistas e estudantes. Muito bacana. Em breve voltarei aqui no blog para postar mais informações, a Carta de Quissamã 2007 e fotos do evento.