quinta-feira, setembro 27, 2007

Aos coleguinhas do comitê intermunicipal

Imagino que muitos de vocês não tenham tido tempo para que pudéssemos colocar para andar aquela idéia do comitê intermunicipal de jornalistas. Este blog, criado para isso, e a comunidade do yahoo não mereceram de nós a adesão necessária para que tivéssemos uma boa interação.

Mas isso não significa que nada aconteceu desde que o grupo foi formado.

Para começar, não está abandonada a idéia de realizarmos o II Encontro Regional de Jornalistas. Estamos mantendo contatos com Quissamã para ver se conseguimos, novamente, fazer o evento na cidade. Caso isso não seja possível, procuraremos outros municípios. Rio das Ostras, por exemplo, já se prontificou.

Nossa preferência por Quissamã se dá pela primazia de terem realizado o do ano passado, pela boa estrutura de organização e pela localização estratégica entre o Noroeste Fluminense e a região dos Lagos. Mas nenhuma outra hipótese será descartada, até mesmo a de, caso não tenhamos apoio nenhum, realizarmos o II Encontro com uma estrutura mais simples.

Há um esboço proposto para a programação do evento. Há, também, uma data indicativa de 10 de novembro. Tanto o programa quanto a data, no entanto, dependem de uma resposta de Quissamã para serem confirmados.

Além de estarmos caminhando, dentro do possível, para realização do II Encontro, outros movimentos bacanas têm se dado na organização dos jornalistas na região.

Um deles é a atuação da nova diretoria da AIC (Associação de Imprensa Campista), que tem promovido grandes reuniões aos sábados e trabalha para reanimar o vigor da entidade que tem mais de 70 anos.

Antes mesmo da posse da nova diretoria, o novo grupo atuou para dar uma nova cara à Semana da Imprensa, que, nesta 17ª edição, contou com a instalação da Delegacia Regional do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro e com palestra do secretário geral da FENAJ, Celso Schröder.

Em Macaé, os coleguinhas Fernanda Viseu e Luiz Bispo, entre outros, se mobilizam para reativar a Atracom (Associação dos Trabalhadores em Comunicação de Macaé).

Como diria o presidente Lula (rs), “estou convencido de que nunca antes na história” desta região, conseguimos nos articular tão intensamente e estarmos tão sintonizados com as atividades dos jornalistas no estado e no país (mais um exemplo: a região teve dois representantes no Congresso da Fenaj que reformulou o código de ética, e partiu desta representação a idéia de incluir uma referência aos assessores de imprensa no novo código).

Agora mesmo, o Sul Fluminense vai realizar o seu I Encontro Regional, e, fruto da nossa experiência, começa a defender bandeiras como a Fusão de todos os sindicatos do estado e a criação de um piso único salarial para a capital e o interior.

Peço aos colegas que tenham paciência quando, por vezes, não apareço para dar notícias. Como muitos de vocês, trabalho em vários lugares e não sou (e nem quero ser) sindicalista profissional. Todos participamos na medida das nossas possibilidades.

Acho, no entanto, que está ao nosso alcance mantermos uma maior regularidade nos nossos contatos, especialmente nesta fase de organização do II Encontro, para que possamos cumprir com mais eficácia o papel de elo entre os demais jornalistas da região.